
7 boas Desculpas para dar a mão
Ondjaki é um contador de “estórias” e em todos os seus livros sentimos que nos está a “dar a mão”.
“Ondjaki” dizem que significa “malandro”, “guerreiro”, “traquina”. E, este escritor angolano tem toda a inocência de criança com a sabedoria da velhice. Chegou a referir ontem no LeV que gosta de “se relacionar com as pontas da vida, as crianças e os velhos”.
Memórias de uma infância feliz
Em quase todos os seus livros vivemos as memórias de uma boa estória contada sem hora marcada na escuridão das ruas e no silêncio das estrelas. Esta era a brincadeira quotidiana que vive e pulula na prosa poética e a poesia narrada de todos os seus livros. E, como em qualquer brincadeira, lá vamos nós… vivendo a vida com a “lógica de uma criança com simplicidade e alegria”. Assim, o universo fica mais bonito. É verdade, Ondjaki! Com os teus livros, existem boas desculpas para darmos as mãos e para “arejarmos o peito de rancores”.
O livro que mais gostou de escrever chama-se «Avódezanove e o segredo do Soviético». Explica que “foram dias especiais, revivendo as memórias e as vozes dos meus mais-velhos, e isso fez-me bem, fez-me sorrir durante os dias de escrita. Também gosto do livro «Uma escuridão bonita». Mas livros são como filhos, gostamos de todos…”.
Também achamos. Como a Filipa Melo o apresentou ontem, é também um compositor de palavras. Em todos os teus livros existe essa palavra ritmada e essa nova palavra que encerra um dicionário “de afecto e de texturas”.
Ler é dar a mão
Nós, no Desculpas para Ler gostamos de todos os livros que já lemos e conseguimos arranjar desculpas para dar a mão:
- Damos a mão ao neto que”cientista” no «O convidador de pirilampos»
- Damos a mão aos amigos no «Os da minha rua»
- Damos a mão à Tia no «Bom dia Camaradas»
- Damos a mão à Avó no «Avódezanove e o segredo do Soviético»
- Damos a mão ao Tio Rui na «A Bicicleta Que Tinha Bigodes»
- Damos a mão na varanda numa «Uma escuridão bonita»
- Damos e apertamos a mão a todos os angolanos no «Os transparentes».
Estamos à espera dos livros que já estão prontos para sair: um romance,«O livro do Deslembramento»”. E sairá também, ainda este ano, um livro infantil «A estória do Sol e do Rinoceronte».
Mais informações:
- Entrevista de Ondjaki no LeV – literatura em viagem
https://www.facebook.com/TheBookCompanyPT/videos/265636248143814/
- Conheça a programação completa do LeV — Literatura em Viagem 2020, de 13 a 17 de maio, em streaming. Aceda ao programa completo em PDF neste link:
https://drive.google.com/…/1S1nHYgJI51h7aaIIS2TOpv5yQ…/view…
- Assista às sessões em direto, na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos:
facebook.com/CamaraMunicipalMatosinhos/
Descubra mais conteúdos Desculpasparaler nas redes sociais:

