A voz da contracapa,  Leituras do mundo

7 boas Desculpas para dar a mão

Ondjaki é um contador de “estórias” e em todos os seus livros sentimos que nos está a “dar a mão”.

“Ondjaki” dizem que significa “malandro”, “guerreiro”, “traquina”. E, este escritor angolano tem toda a inocência de criança com a sabedoria da velhice. Chegou a referir ontem no LeV que gosta de “se relacionar com as pontas da vida, as crianças e os velhos”.

Memórias de uma infância feliz

Em quase todos os seus livros vivemos as memórias de uma boa estória contada sem hora marcada na escuridão das ruas e no silêncio das estrelas. Esta era a brincadeira quotidiana que vive e pulula na prosa poética e a poesia narrada de todos os seus livros. E, como em qualquer brincadeira, lá vamos nós… vivendo a vida com a “lógica de uma criança com simplicidade e alegria”. Assim, o universo fica mais bonito. É verdade, Ondjaki! Com os teus livros, existem boas desculpas para darmos as mãos e para “arejarmos o peito de rancores”.

O livro que mais gostou de escrever chama-se «Avódezanove e o segredo do Soviético». Explica que “foram dias especiais, revivendo as memórias e as vozes dos meus mais-velhos, e isso fez-me bem, fez-me sorrir durante os dias de escrita. Também gosto do livro «Uma escuridão bonita». Mas livros são como filhos, gostamos de todos…”.

Também achamos. Como a Filipa Melo o apresentou ontem, é também um compositor de palavras. Em todos os teus livros existe essa palavra ritmada e essa nova palavra que encerra um dicionário “de afecto e de texturas”.

Ler é dar a mão

Nós, no Desculpas para Ler gostamos de todos os livros que já lemos e conseguimos arranjar desculpas para dar a mão:

Estamos à espera dos livros que já estão prontos para sair: um romance,«O livro do Deslembramento»”. E sairá também, ainda este ano, um livro infantil «A estória do Sol e do Rinoceronte».

Mais informações:

  • Entrevista de Ondjaki no LeV – literatura em viagem

https://www.facebook.com/TheBookCompanyPT/videos/265636248143814/

  • Conheça a programação completa do LeV — Literatura em Viagem 2020, de 13 a 17 de maio, em streaming. Aceda ao programa completo em PDF neste link: 

https://drive.google.com/…/1S1nHYgJI51h7aaIIS2TOpv5yQ…/view…

  • Assista às sessões em direto, na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos: 

facebook.com/CamaraMunicipalMatosinhos/

Descubra mais conteúdos Desculpasparaler nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *