A voz da contracapa,  Os livros têm opinião

A ciência aguça a curiosidade

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), trazemos sugestões para a área Os Livros têm Opinião. A Grandes Histórias Mãos Pequenas (página de instagram da responsabilidade de Isabel Peixeiro da Re-Word-It) diz-nos que «é a altura perfeita para desafiar os mais pequenos – e, quem sabe, inspirá-los – a explorar este mundo de experiências e descobertas. Afinal, já dizia Einstein: «Existe uma coisa que aprendi na minha longa existência: toda a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e inocente, e ainda assim, é o que temos de mais valioso.»

Desde a biodiversidade, à ciência aeronáutica, passando pelo sistema solar, são muitos os temas que podemos explorar nos livros infantis. Que tal se começarmos pelo princípio?

«Tudo começou quando tudo estava no mesmo sítio.» O universo não passava de um ponto, tão pequeno como um grão de areia. Parece impossível, bem sei, mas foi mesmo assim que aconteceu o “grande bum”, ou, como é mais conhecido, o big bang. E se quiserem explorar a origem das origens, o início dos inícios, podem fazê-lo nesta história escrita e ilustrada por Catarina Sobral, que nos mostra como o impossível vira realidade. Mas preparem-se, vai haver choques de partículas, coisas que não se veem por serem minúsculas e outras que não se veem por serem enormes. Também há explosões e planetas, crocodilos, flores e estrelas. E até nós por lá andamos, por entre as páginas coloridas que nos pedem para olhar de várias perspetivas. Eu sei, “parece impossível, mas…”

Impossível – Texto e ilustrações: Catarina Sobral – Revisão científica: Pedro Figueira – Orfeu Negro, 2018

Partimos do princípio, da origem de tudo, e seguimos para a Origem das Espécies pela mão de Sabina Radeva, uma bióloga molecular e ilustradora, que nos reconta a teoria de Charles Darwin. “Desde que há vida na terra, minúsculos organismos, plantas e animais têm vindo a mudar lentamente.” É assim que começa esta história da evolução contada aos miúdos, acompanhada por citações do próprio Darwin, por ilustrações que nos prendem o olhar e um toque de humor que ambiciona despertar o poder da observação e aguçar a curiosidade dos mais pequenos. Afinal, são essas as características de um verdadeiro cientista.  

A origem das espécies de Charles Darwin

Texto e ilustrações – Sabina Radeva – Nuvem de letras, 2019

A Vogais, chancela de não-ficção do Grupo 20|20 Editora, sugere seis livros de divulgação científica que abordam temáticas de interesse geral de forma acessível e rigorosa. As biografias de dois génios da Ciência, o princípio e o fim de tudo, a inteligência artificial explicada aos leigos, 50 maravilhas do Universo e os segredos da tabela periódica.

Hawking: O Homem, o Génio e a Teoria de Tudo de JOEL LEVY
Biografia ilustrada que dá a conhecer a vida e o trabalho do mais célebre cientista da era moderna, explicando as suas descobertas na vanguarda da cosmologia, desde o Big Bang aos buracos negros, relatando também os altos e baixos da sua extraordinária e, por vezes, turbulenta vida. 

Einstein: O Homem, o Génio e a Teoria da Relatividade de WALTER ISAACSON
Um olhar único e revelador sobre uma das mentes mais brilhantes do séc. XX, pelo conceituado autor das biografias Steve Jobs e Leonardo da Vinci. Assente em pesquisa exclusiva e documentos pessoais que pertenceram a Einstein, este livro revela muito mais do que apenas as teorias inovadoras do cientista, permitindo-nos um autêntico mergulho no seu pensamento revolucionário. 
O Princípio e o Fim de Tudo: Do Big Bang ao Fim do Universo de PAUL PARSONS
Escrito num tom envolvente, este livro leva-nos numa viagem desde o princípio dos tempos, onde se incluem as observações astronómicas mais recentes e descobertas teóricas, até ao fim do universo tal como o conhecemos. 
Inteligência Artificial: Como Funciona e como Podemos Usá-la para Criar um Mundo Melhor de NICK POLSON E JAMES SCOTT
Se queremos compreender o mundo moderno, precisamos de conhecer um pouco da linguagem matemática falada pelas máquinas inteligentes.  É isso que esta obra explica, através de histórias e não de equações. Uma visão acessível da inteligência artificial, escrita por dois dos principais cientistas de dados da atualidade.

O Infinito na Palma da Sua Mão: 50 Maravilhas que Revelam um Universo Extraordinário de MARCUS CHOWN
Uma viagem alucinante através de alguns dos factos mais estranhos e maravilhosos sobre o universo. Num estilo espirituoso, envolvente e acessível, o autor dá vida às forças que governam o nosso universo e estuda a ciência por trás de 50 factos notáveis que ajudam a explicar os detalhes intrigantes da nossa existência.
Elementar: A Tabela Periódica Explicada
de JAMES M. RUSSELL
A tabela periódica constitui uma das descobertas científicas mais transformadoras dos dois últimos séculos, cuja criação se deve ao químico russo Dmitri Mendeleev. Este livro dá a conhecer a construção da tabela e de cada um dos seus elementos fundamentais, numa viagem guiada pelos cientistas que descobriram as propriedades únicas dos elementos, do alumínio ao zircónio.

Por último, sugerimos o programa da RTP2 «Vamos à Descoberta», que, com clareza e entusiasmo, consegue despertar a nossa curiosidade e manter sempre presente, a liberdade de questionar.

Descubra mais conteúdos Desculpasparaler nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *