
Sobre mim – Quem é a Rita?
Sou a Rita França Ferreira. Nasci em Lisboa, em 1975. Sou mãe. Preciso de mar o ano inteiro, mas pertenço ao outono – a estação das cores mais bonitas. Não gosto de receber flores, sorrio a um dente-de-leão e fico suspensa na luz dos plátanos.
Nunca quis as orelhas furadas e só há pouco tempo aprendi a abrir garrafas de vinho. Vivo mal sem livros, rádio, pequeno-almoço e polvo.
Exijo requinte ao chocolate, não resisto à canela e sobreviveria com encharcada, água, pão e queijo. Gosto especialmente das palavras pijama e longínquo, e do verbo ir.
Desde cedo soube que o meu caminho passaria pelos livros. Em criança, dizia que queria ser escritora ou ter uma livraria. Cresci rendida às coleções Os Sete e Colégio das Quatro Torres e lembro-me bem da avidez com que li O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, e Uma Agulha no Palheiro – hoje, na nova edição À Espera do Centeio – de J. D. Salinger.
Deslumbrada pela estética e sensível ao conflito, cheguei a imaginar-me historiadora de arte ou diplomata.
Acabei por escolher Comunicação Social, com o sonho de ser jornalista de Fórmula 1 ou de guerra. Depois do jornalismo vieram o marketing, a produção de eventos e a assessoria de administração em multinacionais. Hoje, trabalho na área da comunicação e das relações públicas de um organismo público.
Sou membro-fundador da Associação Portuguesa de Biblioterapia e encontro-me atualmente a frequentar uma pós-graduação em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária.
Sou também fundadora do Desculpas para Ler, um projeto de promoção da leitura distinguido, em setembro de 2020, como recurso de leitura e escrita pelo Plano Nacional de Leitura.
Um espaço com sabor a livros que estimula a vontade de ler, desafia a reflexão e promove o pensamento crítico.
No episódio zero do podcast Vit’a Ler – um dos projetos do Desculpas para Ler – podes conhecer melhor o rosto por detrás desta iniciativa.
Acredito que a leitura é, quase sempre, uma boa desculpa.
Seguimos juntos com o Desculpas para Ler?
Fico a aguardar a tua mensagem pelo e-mail, desculpasparaler@gmail.com.
Descobre mais sobre mim: