A voz da contracapa,  Leituras do mundo

Não gosta de ler? O “não fazer nada” com uma boa dose de mistério podem ser a chave para ganhar um novo vício.

Conheci Raphael Montes ao ler o programa do Festival LeV – literatura em viagem e de imediato, quis ler os seus «Dias Perfeitos».

Depois de Maria Ribeiro, Machado de Assis, Rubem Fonseca, João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado, confesso que acompanho pouco o que se vai fazendo no Brasil. Ao ler o programa do LeV – literatura em viagem fui pesquisar quem é Raphael Montes… que até achei que era espanhol. Percebi que é brasileiro.

Ao ler a sinopse do seu livro na WOOK, percebi que a leitura psicológica e cerebral deve estar bem presente no seu livro «Dias Perfeitos». Contudo, ainda faltava dar o primeiro passo para adicioná-lo à wish list. E, isso foi conseguido pelo Tête-à-Tête literário que o blogue Eu Leio Em Casa, promoveu.

Num mundo em que vivemos rodeados de estímulos, a descoberta da leitura surgiu num momento em que não tinha nada para fazer e decidiu pegar num livro oferecido pela tia-avó Um Estudo em Vermelho, de Arthur Conan Doyle. É essa a memória que tem de se “tornar leitor”. Ao deparar-me com esta afirmação, percebi que nesta fase de pandemia em que parámos, em que ouvimos o tempo, relembramos hábitos antigos e ganhamos novos, a leitura pode surgir como uma boa desculpa para viajarmos e abrirmo-nos ao mundo. Raphael Montes sugere um livro que habitualmente oferece a amigos que não leem, Convite para a Morte, ou As Dez Figuras Negras, de Agatha Christie.

Essa paragem forçada e o tempo que exige resiliência, a nova normalidade também nos isolou. Estamos perto mas longe e longe mas nunca tivemos tão perto. Abre espaço para o diálogo com os outros e também com essa nova descoberta que é a leitura. Como afirma Raphael Montes “O diálogo é a melhor arma para a ignorância. E a leitura é uma forma de diálogo. Entre leitor e autor, claro”.

Mais informações:

  • Conheça a programação completa do LeV — Literatura em Viagem 2020, de 13 a 17 de maio, em streaming. Aceda ao programa completo em PDF neste link: 

https://drive.google.com/…/1S1nHYgJI51h7aaIIS2TOpv5yQ…/view…

  • Assista às sessões em direto, na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos: 

facebook.com/CamaraMunicipalMatosinhos/

Descubra mais conteúdos Desculpasparaler nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *