A voz da contracapa,  Bastidores da leitura

Iniciativa 7 Dias Strong

O projeto @DesculpasparaLer lançou dia 25 de novembro, para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a iniciativa “7 Dias Strong”.

Esta ação conjunta com os escritores Rita Nobre de Mira e Paulo Jorge Pereira pretende promover a reflexão sobre o flagelo da violência doméstica através de um ciclo de conversas, que será lançado simbolicamente no dia dois de dezembro, uma semana após o dia 25 de novembro, para demonstrar que enquanto o flagelo persistir, todos os dias são dias para dar voz às vítimas e ajudar a que estas sejam fortes (Strong) na luta contra os agressores.

“O tema merece mais atenção, mais reflexão e mais alertas à sociedade civil para a não banalização desta temática e limitada a um dia. Nesse sentido, criámos o programa 7 Dias Strong – Para que ninguém cale o que muitos sofrem.

A iniciativa surge também num ano em que a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) celebra 30 anos de existência com o lançamento do livro comemorativo “À Roda de uma Vontade” –  “Trinta anos pelos direitos das vítimas. Trinta anos de memória e futuro”. Neste livro, a APAV reúne contos e ilustrações originais que têm como ponto de partida crimes que chegam à associação. Foram ainda publicados outros dois livros que abordam esta temática, um livro de ficção da escritora Tânia Ganho, “Apneia”, e um livro-testemunho da autoria do jornalista e escritor Paulo Jorge Pereira, “Murro no estômago”.

De acordo com a organização, foi também para sensibilizar contra a violência que Rita Nobre Mira escreveu e compôs a música “Strong”, que conta com a interpretação da cantora e bailarina Catarina Clau.

7 Dias Strong

Conversa com Daniel Cotrim, APAV

Maria Saraiva de Menezes lê uma história do livro «História numa Garrafa»

Conversa com Rita Nobre Mira, autora da música «STRONG» e Catarina Clau, intérprete

A música já está disponível nas plataformas digitais e o vídeo pode ser consultado aqui: youtu.be/ajLMLc4IgjY.

Conversa com a psicóloga Vera de Melo e o escritor Paulo Jorge Pereira

Conversa com a escritora Tânia Ganho e a advogada Magda Fernandes

Paulo Jorge Pereira lê excerto do livro «Apneia» e Tânia Ganho lê o Livro «Murro no estômago»

Conversa com Tiago Vital, Director Criativo YoungNetwork Group e Rita Nobre Mira, autora da música Strong com a moderação do storyteller, Martim Mariano

Descubra mais conteúdos Desculpasparaler nas redes sociais:

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *