A voz da contracapa

«O Tempo Avança por Sílabas», a nossa opinião

Por sílabas avança também o nosso querido poeta, cuja voz, de obra para obra, não nos desilude. Antes de me pronunciar sobre este livro, importa congratular João Luís Barreto Guimarães que, aos 53 anos de vida mundana e 30 de vida literária, recebe o prémio Willow Run Poetry  Book, atribuído pela primeira vez a um autor de origem não americana.

«O Tempo Avança Por Sílabas», lançado em Fevereiro de 2019, é uma antologia de cem poemas, escolhidos pelo autor, anteriormente revelados nos dez livros que publicou entre 1989 – «Há Violinos na Tribo» – e 2018 – «Nómada».

Esta antologia deve ser consumida com calma e espírito aberto à boa disposição. Se não tem muito tempo livre à sua frente, das duas uma: ou começa a ler mais tarde e não dorme ou lê agora e pode cometer uma distração noutra atividade paralela, dado que ao iniciar o virar de página não vai conseguir parar, o vício da página seguinte será mais forte que a sua fome ou mesmo uma necessidade física.

«O Tempo Avança Por Sílabas» transporta-nos ao tempo de histórias, memórias e atalhos de pensamentos, que avança e recua como a conjugação dos verbos, por pessoas e sílabas, de ações e acontecimentos. Sílabas tónicas musicais, biográficas e melancólicas, sílabas átonas, irónicas, magnéticas e reflexivas. Momentos que avançam frenéticos pela cidade ou que param para um energético café. Minutos de observação interior ou apenas de um objeto chávena de café. Capturas imagéticas do trabalho da cidade, dos transeuntes, em aceleração ou em pausa numa mesa, à janela de um café. A nostalgia do mar e das viagens, dos hotéis e das bagagens. Devaneios isolados, incómodos do quotidiano ou tristezas desesperadas pela partida de algo ou alguém.  Traços silábicos do hoje, do ontem e talvez do amanhã.

A obra da viagem da vida, da mão que escreve, da mão que se despede, da mão que segura o braço, sentindo o outro, num abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *